Atins/ Canto Atins

Outras das maravilhas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o paraíso chamado Atins, um povoado rustico com belíssimas paisagens naturais de encantar qualquer pessoa. Ele chega a ser comparado com Jericoacoara de antigamente, pois a região tem pouca urbanização e exploração do “homem”.

Localizada à beira-mar, entre o Rio Preguiças, a praia e as dunas repletas de lagoas, o vilarejo é um ótimo ponto para os praticantes do esporte kitesurfe. Além disso, é lá onde esta a tão famosa culinária de camarões dos Lençóis Maranhenses. Só isso já seria motivo para conhecê-la, mas é claro que a beleza do lugar também conta muito.

Para visitar Atins, vale fazer um passeio de bate e volta a partir de Barreirinhas ou se hospedar no povoado para aproveitar tudo com mais calma. E nós recomendamos muito a hospedagem por lá! Mas se o tempo for curto e der tempo apenas de uma passadinha, faça isso! Atins será lindo em um ou vários dias.

O passeio que sai de Barreirinhas para Atins segue em estrada de terra e areia em veículos 4×4 do tipo Toyota. Os turistas vão na caçamba adaptada com vários bancos. O trajeto até Atins por terra é bem longo e será, em média, uma hora e meia de viagem até lá em um sacolejo sem fim. Porém o sacrifício compensa.

A primeira parada do passeio é na praia do povoado de Atins, onde é possível ver a foz do Rio Formiga e o encontro com o mar. O banho é delicioso, especialmente quando a maré ajuda a formar piscinas naturais.

A segunda parada do passeio é no Canto de Atins, a pontinha da região onde a praia ganha novos contornos e as dunas tomam conta da paisagem. Depois da praia, o grupo segue para uma visita à Lagoa da Capivara, onde o banho de água doce prepara o corpo para o delicioso almoço que está por vir.

A parada para refeição é nos restaurantes do Canto de Atins, onde servem os famosos camarões na brasa com molho secreto. São dois restaurantes que pertencem a irmãos e servem a iguaria.

O passeio termina com uma soneca no redário dos restaurantes, depois partiram direto para Barreirinhas finalizando assim o passeio com duração para o dia inteiro. Como a pouca quantidade de turistas no povoado, as lagoas de Atins é uma das melhores características de lá, pois você pode relaxar e se refrescar tranquilamente com uma grande chance de ficar a sós com a natureza.

Atlantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes